12 de dezembro de 2007

Quer ganhar U$ 275 mil ? Seja um Android !

Não é novidade para a maioria que a Google está investindo uma grana no projeto Open Handset Alliance. Este é um grupo formado por mais de 30 empresas na área de tecnologia e mobilidade, como Google, eBay, NVidia, Intel, LG, Motorola, Samsung. O objetivo do grupo é acelerar o desenvolvimento de tecnologia para dispositivos móveis e oferecer serviços melhores e mais baratos para os usuários destes dispositivos.

O primeiro resultado desta aliança é a plataforma Android, que é um conjunto de software open source para dispositivos móveis: sistema operacional, middleware, aplicações de base (e.g., discador, agenda de contato, calendário) e um kit de desenvolvimento (SDK). Ahaaaa, agora estamos falando a mesma língua, dê-me um SDK que te darei aplicações. Para a facilitar a vida magrão, o desenvolvimento para esta plataforma é feito em Java. Mas adivinha a sacada dos marmanjos para alanvancar o desenvolvimento de aplicações? Awards!

A Google lançou o Android Developer Challenge, que distribuirá mais de U$ 10 milhões em prêmios para os desenvolvedores de aplicações para esta plataforma. A primeira etapa vai de 02/jan até 03/mar, onde as 50 melhores aplicações enviadas receberão um subsídio de U$ 25 mil para continuar o desenvolvimento. Dentre as selecionadas as 10 melhores receberão cada uma U$ 275 mil e outras 10 mais U$ 100 mil cada.

Tá, o que vai acontecer com as aplicações enviadas que não foram selecionadas e subsidiadas? Heheheh, ponto pra Google! Esta aí uma forma barata de desenvolver uma penca de aplicação legal para a plataforma. Mas de qualquer forma ta esperando o que bexo? Seja um Android e ainda corra o risco de levar U$ 275 mil pela sua idéia e aplicação.

PS: Vale a dica de acompanhar o blog do caro Ranieri Fernandes, que tem publicado bastante sobre as novidades da plataforma Android.