18 de abril de 2008

Fecha-se um ciclo, mestrado !

Finalmente está se fechando um ciclo. Depois de 2 anos e algumas semanas na lida neste tal de mestrado, na próxima semana eu defendo a minha dissertação. A defesa é aberta ao público, portanto, estão todos convidados.

Data: 22/04 (próxima terça-feira)
Hora: 15h
Local: Auditório Júlio Castilho - Prédio 43.425 - Campus do vale da UFRGS

Título:
Recoloração de Imagens para Daltônicos

Resumo:
Esta dissertação apresenta um método eficiente e automático de recoloração de imagens para dicromatas que destaca detalhes visuais importantes que poderiam passar despercebidos por estes indivíduos. Enquanto as técnicas anteriores abordam este problema com a possibilidade de alterar todas as cores da imagem original, resultando assim em imagens com aparência não natural tanto para os dicromatas quanto para os indivíduos com visão normal, a técnica proposta preserva, na medida do possível, a naturalidade das cores da imagem original. A técnica é aproximadamente três ordens de magnitude mais rápida que as técnicas anteriores. Este trabalho também apresenta uma extensão para a técnica de recoloração que exagera o contraste de cores na imagem recolorida, podendo ser útil em aplicações de visualização científica e análise de gráficos e mapas.
Outra contribuição deste trabalho é um método eficiente para realce de contrastes durante a conversão de imagens coloridas para tons de cinza que usa tanto as informações de luminância e crominância durante este processo. A técnica proposta é aproximadamente três ordens de magnitude mais rápida que as técnicas anteriores baseadas em otimização, além de garantir algumas propriedades importantes da imagem. Mais especificamente, a técnica apresentada preserva os tons de cinza presentes na imagem original, assegura a consistência global de cores e garante consistência local de luminância. Uma terceira contribuição desta dissertação é uma métrica de erro para avaliar a qualidade dos algoritmos de conversão de imagens coloridas para tons de cinza.

Exemplos:
A imagem abaixo ilustra o objetivo da técnica de recoloração de imagens para os dicromatas(1). Uma pessoa com visão normal percebe a imagem da esquerda. A imagem do meio é como um indiíviduo dicromata percebe esta mesma imagem. A image da direita ilustra o resultado da técnica desenvolvida no mestrado, que realça o contraste das cores para os dicromatas.


O próximo exemplo ilustra o objetivo da técnica para conversão de imagens coloridas para tons de cinza. Esta técnica além de ser útil na impressão de documentos em preto-e-branco, serve para uma outra classe de daltônicos, os monocromatas(2). À esquerda a image original colorida. No meio encontra-se a imagem gerada pelo algoritmo padrão utilizado pelas impressoras para conversão de imagens coloridas em tons de cinza. À direita o resultado da técnica desenvolvida no mestrado, que considera o uso da informação de crominância e luminância durante o processo de conversão para tons de cinza.


(1) Dicromata: Indivíduo com a ausência de um dos três tipos de cones encontrados na retina do olho humano. Grosseiramente falando, o conjunto de cores percebido por um indíviduo com visão normal gera um cubo RGB (três dimensões). O magrão dicromata consegue enxergar apenas um plano dentro deste cubo (duas dimensões).

(2) Monocromata: Indivíduo com ausência de dois tipos de cones ou totalmente desprovido destes. Considerando que o indivíduo com visão normal percebe um conjunto de cores que forma um cubo RGB (três dimensões), o monocromata percebe apenas uma linha neste cubo (uma dimensão).


Abraço, vejo vocês lá !


Um comentário:

Marcio Eugenio disse...

Olá Giovane, Tudo bem?
Achei o seu site por intermedio de um colega meu que tambem estuda na Ufrgs.

Sou daltonico e gostaria de saber como posso testar o teu software, entender melhor como ele funciona...

O daltonismo para mim é um grande desafio, pois sou fotografo tambem e isso tem complicado bastante a minha via.

Venho escrevendo sobre isso a algum tempo http://www.fotografarvenderviajar.com/daltonismo

Por favor, entre em contato.

[]s
Marcio