1 de outubro de 2007

Palestrando na XVI Seminco (Blumenau)

Parece que a 24º edição da Oktoberfest de Blumenau vai receber mais alguns participantes. No mesmo período de abertura da festa (3/out a 5/out) estará ocorrendo o 16º Seminário de Computação da Furb (Seminco). Para a minha felicidade, fui convidado a palestrar durante a Seminco (dia 4/out as 08:30), hálibi certo para umas "férias" por Santa Catarina e liberação do mestrado por parte da UFRGS ( =D ). A viagem será ótima para restabelecer os vínculos com a Furb, além de rever os amigos, e claro, tomar bastante chopp na tradicional festa.

Bom, sobre o tema da palestra. Recentemente a Furb adquiriu um laboratório com placas gráficas GeForce 6, equipamento que dá para fazer muita coisa legal em computação gráfica. Mas o poder destes equipamentos vai muito além, conseguindo speedups de 3-4x sobre um Intel Core Duo em processamento aritmético, e considerando as placas mais modernas (GeForce 8) este speedup poder chega a 20x mais. Como podem notar, estas "plaquinhas" podem fazer muito mais do que simplesmente gerar gráficos e imagens, com um custo bem menor que qualquer processador de ponta.

Então, este é o espírito da palestra no evento. (1) Inspirar os alunos a utilizarem este novo laboratório para fazerem coisas legais em computação gráfica. (2) Abrir os olhos do pessoal para o potencial destes equipamentos para processamento de propósito geral.
(3) Mostrar ao pessoal como mapear um problema de computação em geral para ser processado pela placa gráfica.

A minha palestra entitulada "Introdução as Unidades de Processamento Gráfico" ocorre no dia 4/out as 08:30 no Auditório da Biblioteca Central do Campus I. Também vale ressaltar outras palestras do evento que serão ministradas pelos meus comparsas aqui da UFRGS:
  • 3/out - 18:45 - Vitor Pamplona - Criando Projetos Open Source
  • 4/out - 08:30 - Giovane Kuhn - Introdução as Unidades de Processamento Gráfico
  • 4/out - 11:00 - Todos - Debate: Perspectivas do Mercado Regional de Trabalho em Computação
  • 4/out - 18:30 - Andréia Schneider - Animação de Humanos Virtuais Voltada para o Ensino de Libras
  • 4/out - 20:15 - Leandro Fernandes - Um Scanner Para Cálculo de Dimensões de Caixas em Tempo Real a Partir de Imagens
Isso aí, quem aparecer ganha um chopp na Oktoberfest de brinde hehehe !
Abraço

Nenhum comentário: